sábado, 11 de dezembro de 2010

1 Hábito Eficaz Nunca Realizado




Olá, pessoas.

Estive ajudando meu pai com trabalho de competências, e fui obrigada a ler com ele algumas coisas. Dentre elas, estavam "Os Sete Hábitos Das Pessoas Altamente Eficazes", gostei muito do nº 5 e decidi postar aqui, pois fez diferença e provocou mudanças em mim, espero que seja útil para alguém mais.

"Hábito 5: Procure Primeiro Compreender, Depois ser Compreendido
Procurar primeiro compreender implica uma mudança no paradigma, visto que geralmente procuramos que primeiro nos compreendam. Escuta empática é a chave para uma efetiva comunicação. É o foco na aprendizagem de como a outra pessoa vê o mundo, como ela o sente. A essência da escuta empática não está em concordar com alguém; mas sim  compreender  aquela pessoa profundamente, tanto no plano emocional quanto no intelectual. Depois da sobrevivência física, a maior necessidade humana é a sobrevivência psicológica – ser compreendido, se afirmar, receber incentivo, ser amado.
A maior parte das pessoas não consegue escutar com a intenção de compreender. Elas ouvem com a intenção de responder. Elas estão sempre falando ou se preparando para falar. Elas estão constantemente projetando suas experiências interiores no comportamento dos outros. Receitam seus óculos para qualquer um com quem se relacionam.
As pessoas querem ser compreendidas. E qualquer que seja o investimento de tempo necessário para fazer isso, o retorno será muito maior se você trabalhar com uma compreensão correta dos problemas e das questões existentes."
Stephen R. Covey

Nenhum comentário:

Postar um comentário